quinta-feira, 20 de setembro de 2007

ANDEBOL PELADO PARA VERBAS...


A equipe espanhola de handebol feminino Orsán Elda Prestigio teve uma atitude inusitada na última semana. Por falta de dinheiro para seguir com as viagens da liga européia, doze das 14 jogadoras resolveram tirar a roupa para as lentes do fotógrafo da revista Interview, famosa no país pelas fotos de celebridades desnudas. A brasileira Viviane Jacques, campeã dos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 e jogadora do Orsán Elda, diz que atitude foi medida extrema diante de uma situação desesperadora do time.
Segundo Viviane, a equipe, que, atualmente, é segunda colocada na Liga Espanhola, teria uma verba anual prevista de 680 mil euros. A obtenção desse dinheiro seria de responsabilidade da prefeitura da cidade de Elda, na província espanhola de Alicante, que deveria fazer lobby junto a empresários da cidade para conseguir patrocínio. Mas, até o momento, o clube só teria visto 300 mil euros dessa quantia, o que seria insuficiente para bancar as viagens do time pela liga européia.

Viviane conta que, recentemente, a revista Interview entrou em contato com o clube para convidar o time a fazer fotos sem roupa, sem receber dinheiro algum por isso. Diante da proposta, surgiu a idéia de fazer um acordo com a prefeita recém-eleita de Elda, Adela Pedrosa, que se comprometeu a usar as fotos para outros fins e sensibilizar os empresários locais em busca de patrocínio.

- A situação é desesperadora. Enquanto algumas equipes têm orçamento anual de 1,2 milhões de euros, a Orsán tem apenas 680 mil e ainda, por cima, não recebeu tudo este ano. A decisão de tirar a roupa foi muito difícil para todas nós. Somos atletas e só tiramos a roupa por dinheiro porque perigamos até deixar de participar da liga por falta de verba para as viagens – explica Viviane Jacques.

De acordo com a brasileira, a prefeita ficou surpresa com a idéia, mas viu que a intenção das atletas era a melhor possível e se comprometeu a buscar patrocínio para a Orsán Elda Prestigio. O problema é que, mesmo já com as fotos em punho, a popularidade da prefeita – ou a falta dela – pode dificultar a questão. Adela Pedrosa foi eleita em 2007 pelo Partido Popular, derrubando um governo de muitos anos do Partido Socialista na cidade. Segundo Viviane, a prefeita não tem obtido muito apoio popular, além de não ter bom relacionamento com o clube e isso pode interferir na busca por patrocinadores entre os empresários.

- A cidade de Elda respira o handebol e todos esperam que a prefeita cumpra o prometido e consiga o dinheiro que falta. Caso contrário, a situação da equipe vai ficar bem complicada. Fazemos viagens muito longas e precisamos do dinheiro para seguir nas competições – diz a brasileira.

Apoio da família

Para as jogadoras da Orsán Elda Prestigio, decidir tirar a roupa foi algo muito difícil, mas que acabou facilitado pelo trabalho “superprofissional” do fotógrafo da revista Interview, que, segundo Viviane, teve preocupação constante de não mostrar nada comprometedor. Mas para a brasileira, a questão envolveu também outro problema, a família no Brasil. Segundo ela, depois de conversar com os pais, ficou mais tranqüila porque os dois entenderam a causa e a apoiaram bastante.

- Falei com minha mãe antes de tirar a foto e expliquei a situação. Ela entendeu que era por uma boa causa e me deu a maior força. Quando soube que o assunto tinha chegado à imprensa brasileira, liguei para meu pai e contei o fato a ele. Surpreendentemente, ele me apoiou bastante e concordou com minha decisão – conta, aliviada, Viviane

Sem comentários: