segunda-feira, 21 de abril de 2008

E QUE VIVA MUCHO ‘RAULITO’...

Cuba esta a revolucionar a sua revolução. Raúl Castro, o irmao, e sucessor do ditador Fidel Castro, está a começar a deixar o mundo de boca aberta, com as suas profundas alterações na politica cubana.
Desta feita anuncia-se a reduçao da liberdade de circulaçao dos cidadaos, que pretendem viajar para outros países.
É finalmente a liberdade a chegar á ilha que, agora se pode já dizer, com todo o significado, que já não é mais a Ilha do todo poderoso Fidel.
E Que Viva Mucho ‘Raulito’...
Cuba vai reduzir restrições de viagem, diz jornal
Segundo ''El País'', cubanos poderão viajar para o exterior sem necessidade de permissão específica
Efe, Havana
O governo do presidente de Cuba, Raúl Castro, iniciará em breve uma reforma que simplificará os trâmites de entrada e saída do país e permitirá que os cubanos viajem para o exterior sem necessidade de permissão específica das autoridades, informou ontem o jornal espanhol El País em seu site na internet. Citando ''fontes próximas ao governo'' cubano, o texto do correspondente do diário em Havana, Mauricio Vicent, assinala que a reforma já está decidida e só falta definir alguns detalhes para que comece a ser posta em prática, o que poderia ocorrer ''nos próximos dias ou semanas''.

O jornal lembrou que a existência do chamado ''cartão branco'' - a autorização de saída do país, que custa o equivalente a cerca de 100 e pode demorar meses, sem que haja garantia de que vá ser concedida - foi muito criticada pela população no debate convocado no ano passado por Raúl. Outro requisito para viajar, a ''carta-convite'', também seria extinto, indicaram as fontes. Assim, os cubanos só necessitariam de um passaporte em vigor e do visto do país de destino para viajar ao exterior.

No entanto, o cartão branco continuaria sendo exigido de médicos, de recém-formados que ainda não tenham cumprido seu serviço social, de militares e de membros do governo com acesso a informações que afetem a segurança do Estado, acrescentou El País.

Como parte da reforma, seria prolongado o período que os cubanos podem ficar no exterior sem ter de voltar ao país ou perder seus direitos de cidadão. O prazo atual, de 11 meses, seria estendido provavelmente para 2 anos, assinalou o jornal, acrescentando ainda que os menores de idade poderiam sair com seus pais, algo que atualmente só é autorizado em casos excepcionais.

Ainda ontem, o jornal cubano Granma publicou alguns ''conselhos úteis'' aos motoristas de Cuba para que não caiam na ''febre'' dos celulares, agora que podem comprá-los livremente. ''Desligue o celular enquanto dirige'', ''se precisar fazer um telefonema urgente, pare o carro'', assinalou o jornal.

Sem comentários: