quarta-feira, 30 de abril de 2008

RÚSSIA TEM QUATRO DOS LUGARES MAIS POLUÍDOS DO MUNDO

“10 áreas mais sujas podem causar doenças e defeitos congênitos em 12 milhões de pessoas”

Quatro dos lugares mais poluídos do mundo ficam na Rússia e em duas antigas repúblicas soviéticas, disse o Instituto Blacksmith, um grupo ambiental independente com sede em Nova York.
Os dez lugares mais poluídos, que ficam em sete países, podem prejudicar a saúde de 12 milhões de pessoas, provocando desde asma e outras doenças respiratórias até defeitos congênitos e a morte prematura, afirmou a entidade.
A china e Índia têm dois lugares cada uma na lista. A Rússia também tem dois, e os outros quatro estão no Peru, na Ucrânia, no Azerbaijão e ma Zâmbia.
“Esses lugares estão sugando a força das populações que os cercam, e não é preciso ciência muito avançada para resolver o problema”, disse Richard Fuller, fundador e diretor do grupo, numa entrevista coletiva.
Segundo ele, projetos simples de engenharia podem tornar muitos dos lugares seguros para a saúde, mas que frequentemente faltam vontade política, dinheiro e capacidade técnica.
O relatório lista também os 30 lugares mais poluídos. Na América Latina, são citados a Cidade do México, pela poluição atmosférica, duas minas no Peru e a bacia Matanza-Riachuelo, na Argentina. A cidade paulista de Cubatão, que constava da lista dos 30 mais poluídos em 2006, não aparece este ano.
A bacia do rio Matanza-Riachuelo sai do oeste de Buenos Aires e deságua no estuário do rio da Prata. O relatório cita a contaminação de crianças por chumbo e por cloro, além de problemas dermatológicos e respiratórios. A poluição é causada por lixo industrial, pelo esgoto e por lixões à beira do rio.
Da lista dos dez mais poluídos, os que pertencem à ex-União Soviética são Dzerzhinsk, um dos principias centros de armas químicas do fim da guerra fria, na Rússia; Chernobyl, local do pior acidente nuclear da historia, em 1986, na Ucrânia, Norilsk, um centro de mineração e fundição na Rússia; e a cidade de Sumgaiyt, no Azerbaijão, onde a contaminação é por lixo industrial.
Linfen, na China, fica no coração da industria de carvão do país, que está em expansão. Tianjin, por sua vez, é uma das maiores bases de produção de chumbo da China.
Em La Oroya, no Peru, a mineração também provocou contaminação por metais pesados, que afeta 99% das crianças, segundo o levantamento. Em Kabwe, na Zâmbia, o problema é semelhante. Na Índia, os locais poluídos são Sukinda, por causa da mineração, e Vapi, por lixo industrial.
O instituto, que elaborou o relatório em conjunto com a Cruz Verde da Suíça, não classificou os dez locais entre si por causa de variações nas informações de cada país.
A ex-União Soviética responde por dez locais na lista dos 30 mais poluídos; a China tem seis. A lista anual foi compilada com a ajuda de especialistas da Universidade de Harvard, da Universidade Johns Hopkins, do Hunter College em Nova York, do ITT, da Índia, da Universidade de Idaho, do Hospital Mount Sinai em Nova York, entre muitos outros.

TOP 10 DA POLUIÇÃO MUNDIAL

1º - Sumgayit, Azerbaijão
Fonte de poluição: petroquímicos e complexos industriais.

2º - Chernobul, Ucrânia
Fonte de poluição: resíduos de acidente com reator nuclear.

3º - Dzerzhinsk, Rússia
Fonte de poluição: deposito de armas químicas da guerra fria.

4º - Norilsk, Rússia
Fonte de poluição: centro de mineração e fundição.

5º - Linfen, China
Fonte de poluição: coração da industria de carvão.

6º - La Oroya, Peru
Fonte de poluição: mineração e metais pesados.

7º - Kabwe, Zâmbia
Fonte de poluição: mineração e metais pesados.

8º - Vapi, Índia
Fonte de poluição: lixo industrial

9º Sukinda, Índia
Fonte de poluição: poluição causada pela mineração.

10º - Tianjin, China
Fonte da poluição: produção de chumbo.

Sem comentários: